Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



segunda-feira, 31 de maio de 2010

PATÊ DE FÍGADO DE GALINHA

500 gr de fígado de galinha
150 grs de presunto cru
150 grs de bacon
2 cebolas grandes
1 dente de alho
 1 colher de molho inglês
100 grs de manteiga
200 grs de creme de leite(2 caixinhas)
1 cálice de vinho do Porto ou Madeira

MODO DE FAZER:

Dourar a cebola e os alhos batidos na manteiga(não deixar escurecer).
Acrescentar o presunto cru e o bacon bem batidinhos e refogue mais um pouco.
Juntar o fígado  e deixar cozinhar em fogo brando com a panela tampada.
Quando estiver bem macio ,quase desmanchando colocar o molho inglês e corrigir o sal.
Bata ainda quente no liquidificador com o creme de leite e coloque o vinho do Porto.
Deixar abafado no mesmo liquidificador até esfriar.
Depois coloque em um recipiente e coloque na geladeira.
Pode também colocar em tipo tigelinhas de louça e já ficam prontas para servir

LEMBRETE;O fígado mesmo que venha limpo,lave bem retire os nervinhos,esprema um limão e deixe um tempo e ainda,minha mãe me ensinou (aula de um francês amigo de meu avô)que, antes de jogar na panela jogar água fervente e aí sim jogar no refogado.
O fígado e os ingredientes teem que estar bem cozidos ,se não quando você for servir, o meio fica cor de rosa e tem que ter com uma cor uniforme.
Quando for bater no liquidificador,coloque o creme de leite aos poucos.Se você for criativo acrescente mais alguma coisa.,como por exemplo:algumas casquinha de tangerina lavada e fervida para tirar um pouco do amargo ou pistache( já  pronto,quando for descansar).Já fiz das 2 maneiras e ficou muito bom.
Essa receita me foi dada por Anna Lucia Furtado Ramos,em torno de 96/97.Faço sempre.Guloseimas da Lalá

2 comentários:

  1. Vou fazer esse. É um favorito. Depois conto o resultado.

    ResponderExcluir
  2. Gostou do patê??Fica delicioso
    Me conta depois.
    Só consegui responder os comentários agora.Tive que mudar o blog para o Google Chrome

    ResponderExcluir