Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



terça-feira, 25 de maio de 2010

CHUTNEY DE TOMATES E ESPECIARIAS

1 kg de tomates picadinhos
 sem peles e sem sementes
3 xícaras de vinagre branco
3 cebolas picadinhas
ou raladas
2 xícaras de açucar mascavo
1/2 xícara de melado
2 pedaços  pequeno
 de canela em casca
5 cm de gengibre
descascado e picadinho
3 dentes de alho
 super socados
2 colheres das de sopa
 de pimentão em pó
10 cravos da india
1 colher das de café
de cardamomo socados
2 colheres da de sopa
 de mostarda em grãos
4 colheres das de sopa
 de óleo de milho
1 colher das sobremesa
  de sal
125 gr de uvas passas
brancas e sem semente
125 gr de uvas passas
escuras e sem semente

MANEIRA DE FAZER:
 Misture todos os ingredientes
(menos a mostarda em grãos
 e o óleo)
em uma panela  Leve ao fogo brando
para ferver.
Mexa ocasionalmente
com a colher de pau.
Feito isso
,leve uma frigideira
 ao fogo com óleo
para esquentar,
deite os grãos
 de mostarda e tampe.
Agite a  frigideira
por alguns minutinhos
ouça os grãos estalando
junte
aos demais ingredientes
Misturar muito bem.




O chutney estará pronto,
quando formar
 uma pasta espessa e brilhante
Retire do fogo
 e remova os cravos e a canela.
Coloque em vidros
 quentes e bem esterilizados
Vedar hermeticamente
e sirva após 4 dias.

LEMBRETE;

Uso no chutney
só vinagre de vinho branco.
O cardamomo se encontra em casas de especiarias
 é caro mas como se usa só um pouquinho,
compre somente 100 grs.
No restaurante árabe
 êles colocam no café,
com a casca e tudo
.No chutney tem que abrir
 e socar as sementinhas.
A mostarda em grão
apimenta um pouco também.
Cuidado na hora
 de colocar a pimenta caiena.
Guloseimas da Lalá

Nenhum comentário:

Postar um comentário