Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



quinta-feira, 6 de maio de 2010

CHUTNEY DE CARAMBOLA

1kg de carambola
400gr de açúcar mascavo ou melado
1 cebola
1 dente de alho
1 copo de vinagre
2 colheres de chá de mostarda em grão
1 dose de cachaça
4 cardomomos (colocar as sementes)
1\2colher de páprica picante
1 colher de café de pimenta caiena(Uso a mistura)
1 colher de café pequena de gengibre
1 colher de café de sal

Modo de fazer:
Cortar as carambolas em estrelinhas,tirar as pontas e a beirada dos gomos.
Colocar em uma panela,as carambolas picadas,a cebola bem picadinha,um dente de alho bem picado ,o vinagre,a mostarda em grão, cardamomo,páprica picante,a pimenta caiena,o gengibre e o sal.
Levar tudo ao fogo e misturar bem.
Respeitar as medidas pois a carambola, absorve muito os temperos
Corrigir o sal no final.

LEMBRETE:

Esse chutney foi inventado por mim,baseando-me nas receitas de chutney de Maria Thereza Weiss.
Como a carambola já é doce, cuidado para o chutney não ficar muito adocicado por isso coloquei só 400grs de açucar,não diminua muito mais se não o ponto não fica legal e não brilha.
Cuidado também para não ficar muito apimentado.
Seguir a receita direitinho, pois a mostarda é apimentada,a caiena também e, a páprica picante idem.
Prove a fruta sempre, pois ás vezes parece que a pimenta não pegou e ela concentrou-se toda na carambola.
Como vocês podem ver a carambola é cheia de nuances,delicada mas o sabor fica divino.
Curtam e boa sorte!!!Guloseimas da Lalá
PS:Uso a mistura de pimenta caiena e calabresa .
A medida é a colher entre sobremesa e chá

Nenhum comentário:

Postar um comentário