Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



terça-feira, 25 de maio de 2010

CHUTNEY DE ABACAXI


INGREDIENTES
11/2 xícara de vinagre
1 cebola picada
1 dente de alho1 colher de sobremesa de pimenta caiena
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de sobremesa de curry em pó(minha colher)
1 limão(suco)
4 pimentões vermelhos picados(uso somente 2)
1 abacaxi em cubinhos
11/2 xícara de açúcar mascavo
½ xícara de uvas passas brancas sem semente1 pitada de sal(aumentei para colher de sobremesa)
½ xícara de melado
2 maças sem casca e cortadas em cubinhos


MODO DE FAZER: Despele os pimentões(diretamente no fogo)
A casca se soltará com facilidade,
Pique o abacaxi, as maças e esprema um limão.
Coloque em uma panela e junte as passas os pimentões,
Açúcar mascavo ,sal,cebola,curry e o vinagre
Coloque no fogo até ficar uma pasta brilhosa.
No final fogo brando.(Guloseimas da Lalá)



LEMBRETE;
Ganhei essa receita
mas incrementei com mais especiarias.
Baseando-me nos outros chutneys.
Coloquei minha mistura
de pimenta da Jamaica com calabresa
Ou use a pimenta Caiena
Uso a minha colher
 (entre sobremesa e chá)minha medida,
Que dá aquele ardor gostoso na garganta

Lombino de Porco com Chutney de Abacxi

Muito apimentado encobre o sabor.
Lembrar que tanto o curry
quanto a pimenta ardem.
Diminuir a pimenta caiena.
Se você for aficcionado(a)
 em pimenta não corrija nada.
A primeira vez que fiz
 ficou muito apimentado
 precisava abanar a boca.

Agora tomo cuidado com o curry.
Esse chutney fica uma delícia
 com lombinho de porco

BOA SORTE! Guloseimas da Lalá









Nenhum comentário:

Postar um comentário