Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

DOCE DE BATATA DOCE ROXA



1 kg de batatas doces roxas
1 kg de açúcar
1 colher de chá de baunilha


MODO DE FAZER
Lave bem as batatas com uma escovinha.
Depois de lavadas, colocá-las em uma panela com água para cozinhar.Após o cozimento,tire a casca e passe no espremedor.
Pese a massa e coloque a mesma quantidade de açúcar.
Coloque em uma panela, o açúcar e duas xícaras de água
.Dissolva bem e faça uma calda e aperte um pouco a calda e
Coloque uma colher de baunilha.
Quando a calda estiver pronta
comece a colocar a massa aos poucos,sempre mexendo.O doce estará pronto quando começar a soltar da panela
E começar a desaparecer a calda.
A batata doce roxa é perfumada e fica divino.
Bom para servir em festas(Guloseimas da Lalá)



LEMBRETE:

Quando você passa no espremedor, a tampa fica cheia de fiapos,tire-os,não coloque no doce.
A batata doce roxa é rara aqui no Rio de Janeiro
Quando encontro, faço logo.
 Por isso resolvi colocar no blog,mostrando o passo a passo.
Parece fácil, mas levei anos até chegar no ponto certo do açúcar
,Pois a batata já é doce e ficava doce demais
Ou pouca quantidade de açúcar, dava uma cor pálida e tirava
o encanto .
 A ciência, é pesar a massa e colocar a mesma quantidade de
açucar.
Vendia muito nos bazares
Até hoje,  clientes de antigamente quando sabem que encontrei a batata roxa,
encomendam para presentear amigos.(Guloseimas da Lalá)




12 comentários:

  1. Oi Lalá, hj mesmo estive na feira procurando pela batata roxa..mas apesar de conhecida aqui em Minas, não encontrei..tenho muita vontade de tentar fazer esse doce..quem sabe em uma outra oportunidade eu ainda encontro...adorei seu blog, beijos no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivelise, a batata roxa é difícil de achar,acho que ninguém mais planta.Dizem que aí em Minas ´o lugar que mais se acha.
      Não deixe de fzer o doce fica divino e o perfume da batata roxa dá o charme.
      Obrigada e bjs

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Ooops escrevei meu comentário anterior com muitos erros...oi Lalá...finalmente encontrei as batatas doces roxas! E acabei de fazer meu primeiro doce...depois volto para te contar se ficou bem bom...rsss obrigada pela receita:-)

    ResponderExcluir
  3. Que bom !!1Evelise .Adorei!!!1Outra receita que fica roxa e linda (só por curiosidade) é a sopa de repolho roxo.Dê uma olhadinha Lalá

    ResponderExcluir
  4. Oiii, gostaria de saber onde poderia encontrar a batata roxa aqui no Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
  5. aqui de Portugal adoro batata doce roxa e produzo
    faço doce maravilhoso.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde no rio de janeiro vc sabe onde vende

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde no rio de janeiro vc sabe onde vende

    ResponderExcluir
  8. Bom dia tbm gostaria de comprar no Rio de Janeiro e estou com dificuldade de encontrar. Preciso de ajuda. É pra um trabalho na faculdade.

    ResponderExcluir