Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



segunda-feira, 23 de agosto de 2010

BERINJELA Á ITALIANA


1 kg de berinjelas pequenas
2 copos de azeite
1 copo de vinagre
20 cebolinhas em conserva
100g de azeitonas pretas
1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
6 dentes de alho
1 folha de louro
Sal
Orégano

MODO DE FAZER:

Lave as berinjelas ,corte em fatias com casca
Coloque em uma panela, água ,sal e o louro .
Dê uma fervura.escorrra e deixe esfriar.
Arrume na panela camadas de berinjela, azeite , vinagre,
Cebolinhas, alho e azeitonas inteiras.
Polvilhe com orégano e pimenta do reino.
Leve ao fogo brando e deixe ferver com a panela tampada
Até o vinagre evaporar e ficar apenas o azeite.
Deixe esfriar,arrume em um pirex,tampe e leve a geladeira.
Comece a servir depois de 4 a 5 dias.


LEMBRETE:

Após a fervura retire o louro.
Coloco na água 3 colheres de sopa de sal
Como é sal a gosto,coloque sua medida.
Compre azeitonas  sem caroço pois
são colocadas inteiras.
Aumentei as cebolinhas,achei pouco.
Essa berinjela é parecida com a outra ,
A diferença é que  descansa por 5 dias
Vira  uma pasta,como na foto.
As cebolinhas dão um charme especial.
Essa receita é de Maria Thereza Weiss e
é de outra folha de jornal amarelecida
guardada comigo há muitos anos.
Fiz poucas vezes, mas por causa do blog me encantei.
Adorei com as cebolinhas e a pimenta do reino
Berinjela à calabresa também é otima ,vou postar proximamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário