Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



terça-feira, 31 de agosto de 2010

MOLHO BRANCO - RECEITAS BÁSICAS DE USO DIÁRIO

Postei essa tabela como curiosidade.
Quem está na faixa dos 60 anos deve conhecer através de sua mãe,tia ou avó.
Essa tabela é ótima para quem não sabe cozinhar muito bem.
Como disse no ínicio do meu blog, sou um desastre no trivial e essa tabelinha me ajudou muito.
Tenho há muitos anos e usei muito quando morava sozinha,pois comia muito macarrão e soufflé que q
Quebravam um galho danado.
Essa tabela e as receitas são da Refinações de Milho, Brazil da Maizena.
Você ousar em pratos para pequenas reuniões
Abusando das especiarias ou da pimenta, não é tão grave ,
Quanto sair tudo errado no dia a dia.
Almoçar ou jantar mal é terrível.

MOLHO RALO (para sopas cremosas)
manteiga - 2 colheres de sopa
Maizena - 1 colher de sopa
Sal        -  1 colher de chá
Pimenta -  1/4 colher de chá
leite       -  2 xícaras


MOLHO MÉDIO (pratos gratinados)
Manteiga - 3 colheres de sopa
Maizena -  2 colheres de sopa
Sal         -  1 colher de chá
Pimenta  -  1/4 de colher de chá
Leite       -  2 xícaras


MOLHO ESPESSO (para soufflés e croquetes)

Manteiga -  4 colheres de sopa
Maizena  -  6 colheres de sopa
Sal          -  1 colher de chá
Pimenta   -  1/4 de colher de chá
Leite        -  2 xícaras

Essa tabelinha mão tem erro,
Você faz um molho ralo para sopas,um médio para gratinados e espesso para soufflés.
Abaixo vai a receita básica de molho branco que você vai olhar na tabelinha
E ver qual  vai usar,ralo, médio, etc dependendo do que você for fazer.

RECEITA:
Derreta a manteiga em uma caçarola.
Adicione o amido de milho( Maizena),sal pimenta e misture bem.
Adicione o leite,gradualmente,mexendo até uniformizar bem a mistura.
Cozinhe sobre fogo médio,mexendo sempre,até engrossar e ferver.
Deixe ferver durante 2 minutos,sempre mexendo a mistura; dá 2 xícaras.



SOPA DE CREME DE VEGETAIS

Para duas xícaras de molho branco RALO
Adicione 1/2 xícara de vegetais cozidos e passados
No liquidificador ou picados em pedaços pequenos.
Pode colocar um pouquinho de noz moscada.Dá para 4 pessoas


PRATOS "AU GRATIN (GRATINADOS)

Para duas xícaras de molho branco MÉDIO,
Adicione 1 ou 1e1/2 xícara de carne cozida,peixe ou vegetais.
Despeje em ¼ de caçarola e complete com ¼ de migalhas de pão com manteiga.
Asse em forno moderado de 25 a 30 minutos


SOUFFLÉ DE QUEIJO

Para uma xícara de molho branco ESPESSO,
adicione 250gr de queijo fresco, picado
 E cozinhe em caçarola sobre fogo médio,mexendo sempre
Até o queijo derreter.
Tire do fogo e despeje aos poucos  3 gemas de ovos,mexendo bem.
Bata 3 claras em neve e junte com cuidado à mistura do queijo
Despeje em forma apropriada não untada.
Leve ao forno brando em banho Maria durante 1 hora e 15minutos.
Sirva logo após..Dá para 4 a 6 pessoas.

LEMBRETE:

Todas as 3 receitas são ótimas,vou mostrar o passo a passo quando fizer novamente.
A próxima postagem após o Chutney de Laranja com Tâmaras
será de MOLHOS, mas como os franceses fazem,
com farinha de trigo e manteiga
que você  vai dourando a farinha de acordo com o molho que você quer fazer.
Como se faz na sopa de alho poró já postada.Tem cada molho..........AGUARDEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário