Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MOLHO PESTO


Colocar no microprocessador:
2 maços de manjericão desfolhado
1 maço de salsinha
2 dentes de alho
1 colher de chá de pinoli
1 colher de sobremesa de vinagre branco
50g de queijo parmesão
1 gema de ovo crua
½ colher e café de noz moscada
1 colher de café de molho inglês
½ colher de café de pimenta do reino em grão
Sal a gosto (coloco uma colher de café)
50ml de azeite de oliva extra virgem(uso azeite Galo)
Bater até virar um creme usando o azeite aos poucos
Servir frio com um bom Pão Italiano ou Pão Focaccia(Guloseimas da Lalá)


LEMBRETE:
O manjericão e a salsinha devem estar bem limpos
Porqueo molho Pesto é servido frio.
Coloque em água filtrada as ervas e regue com vinagre,
eixe por uns 10 minutos
Depois retire e sacuda bem para sair a água
Tire as folhas e jogue fora os cabinhos.(Faço com uma tesoura)
Depois ponha para escorrer, é importante
porque muita água contida nas folhas pode influir
A textura do molho,pode ficar ral
Pão italiano e Focaccia
O uso do microprocessador, é melhor, pois
o único ingrediente em quantidade líquida é o azeite
Coloco ½ colher de pimenta do reino mas
você pode aumentar a seu gosto se preferir(cuidado o pinoli é picante)
O sal é a gosto, mas eu coloco uma colher de café
 Pinoli você compra em casa de especiarias.
 aqui no Rio de Janeiro temos as Casas Pedro.
Pinoli ou snoubar tem o sabor semelhante a amendôa porém picante.
Não é barato,quando falam o preço você cai para trás R$140,00 o quilo.
 Acontece que com 50g você faz mais de 10 molhos.
Usa-se apenas 1 colher de chá em cada receita e afinal 50g sai
por R$ 7,00.
Não deixe de colocar o pinoli e cuidado com a pimenta.
Não rende muito mas dá mais ou menos aquele potinho do tamanho
do que compramos nas delicatessen e lojas do gênero.
Como é forte, a quantidade é perfeita para se comer 
com pão taliano focaccia e mesmo pão francês.
Comer com macarrão é uma idéia.
Essa receita se não me engano, ganhei de Sonia, uma das sósia do quiosque de flores
da Alberto de Campos da minha querida amiga Vanda.,onde fizemos bazares sensacionais na pracinha da
Alberto com Saddock de Sá . O quiosque da Vanda faz falta.!!!
.(Guloseimas da Lalá)




2 comentários: