Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



terça-feira, 8 de junho de 2010

TAPENADE

200gr de azeitonas pretas
50 gr de alcaparras
300gr ou1 latinha de atum em conserva de boa qualidade(ou o proprio atum)ou(50gr de filé de anchova)
1 dente de alho
1 colher de sopa de conhaque (coloco um cálice)
Azeite a gosto
Pimenta a gosto(cuidado para não por demais e tirar o sabor da tapenade)
Coloque no liquidificador as azeitonas,o alho,as alcaparras e o atum.
Para facilitar junte o azeite e o conhaque aos poucos,  até virar um pirê.
Cuidado para não ficar mole demais.
Deixar curtir por uns dias.
Como  as azeitonas ,as alcaparras e  a anchova(quem prefere usar a anchova)
são salgadas,na hora  fica muito salgado .
Não se impressione,depois de curtida o sal forte desaparece.
Servir como anti pasto em torradas,com patês fresco
(como aquele postado),com carne de porco e com peixe branco.

LEMBRETE;
Tapenade vem de tapeno que em provençal quer dizer alcaparras
Não gosto de microprocessador para esses pratos
desmancha muito depressa e pode ficar mole demais,e perde o encanto.
Coloco um cálice de conhaque e não uma colher de sopa.
Na minha opinião é a melhor receita de tapenade  pois é feita com atum.
Fica deliciosa e não tão forte(delicadezas da cozinha francesa).
A tapenade pode ser feita com o atum fresco..Se você for minucioso(a)
vai gostar de fazer como manda o figurino.
Retirei essa receita do Carnet de Cuisine -  Catherine Leclerc-Ferrière
Guloseimas da Lalá

Nenhum comentário:

Postar um comentário