Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



sexta-feira, 17 de junho de 2011

GELÉIA DE AMEIXA COM AS AMÊNDOAS DO CAROÇO



1/2 kg de ameixas
Açucar opcional
(1/2 xícara e chá)
6 colheres de vinagre
 Colque as ameixas na água
até incharem .
Corte as ameixas e tire os caroços
Coloque os caroços para ferver
 para retirar o restante da polpa
Coloque esa agua
onde foi aferventado os caroços
juntamente
com as a polpa das ameixas
Afervente-os mais de uma vez
até os caroços ficarem limpos
A fervura dos caroços
faz soltar o meladinho
 de dentro do caroço

Após esse procedimento,
quebre os caroços
com um quebrador de nozes
Retire as amendoas
e coloque os caroços quebrados
para mais uma fervura
para retirar o restante do meladinho

Pegue a polpa juntamente
com as fervuras do caroçoe bata no liquiificador.
Pode bater levemente,
deixando pedaços
ou fazer uma massa fina
Acrescente as amendoas
coloque
 6 colheres de vinagre
e deixe cozinharaté ver o fundo da panela.
Se quiser pode separa 
uma pequena parte
 das amendoas
e torrá-las
e coloca-las no final.
Além de enfeitar a géleia ,
as amendoas torradas
dão um croque gostosinho
enquanto você come.(Guloseimas da Lalá)


LEMBRETE:

Não faço como geléia diet.
Se a ameixa estiver doce
e mais o  meladinho do caroço
para mim não precisa
de açucar
O vinagre apura
o ácido da ameixa 
O vinagre também ajuda
a proteger a geléia
pois a mesma
tem pouco açucar
Se quiser que a geléia
 fique mais brilhosa
ou se achar sem açucar
aí sim acrescente o açucar.
Mexa e espere  para ver
o fundo da panela
 novamente
Está pronta
 uma geléia gostosa
que dá vontade
de comer de colher
Experimente.!!!(Guloseimas da Lalá)
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário