Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CHUTNEY À COZINHA DELICIOSA


1 vidro grande de compota de laranja da terra
250 grs de tâmaras
250 grs de damascos secos
250grs figos secos
200grs de uvas passas brancas sem semente
2 maças ácidas
3 mangas grandes
4 bananas da terra ou prata (só coloco 2)
11/2 de vinho branco seco
Pimenta caiena (minha medida)
200 grs de açúcar mascavo(1 xícara de chá)
1 colher de sobremesa rasa de canela em pó
1 colher de chá rasa de páprica picante
1 colher de café de cominho moído
1 colher de sopa de mostarda em grão
1 colher de sobremesa de molho inglês
2 colheres de sopa de gengibre ralado
1 colher de sopa de molho shoyo
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de vinagre branco
Sal (Guloseimas da Lalá)


MODO DE FAZER:
Coloque em um vidro com tampa o damasco
 cortado em quatro,as passa e as tâmaras também cortadas.
Regue com vinho tampe e deixe de molho até o dia seguinte.
No outro dia,coloque a mistura em uma panela junto com o vinho
,adicione manteiga,leve ao fogo e afervente por 5 minutos,
retire e deixe esfriar.
Passe no liquidificador
 o doce de laranja da terra com a calda,
junte os figos picadinhos,
as frutas aferventadas com vinho
e as mangas cortadas em cubos
assim como a maça e a banana.
Bata até virar uma pasta regular com alguns pedaços
e junte o açúcar e o restante dos ingredientes,
mexa bem, prove o sal e demais temperos
 e junte o vinagre em quantidade
 para que o chutney fique agridoce
(Guloseimas da Lalá)






LEMBRETE:
Esse chutney é ótimo para fazer no Natal
e acompanha presunto tender,peru ,lombinho
Para quem gosta de perdiz
e outras caças combina perfeitamente.
Quando você coloca
 esse chutney na panela
fica uma massa
por causa da mistura das frutas secas
 no vinho e as frutas cruas
Tem que apurar  em fogo brando
 se não pula.
Toda vez que isso acontecer,
vá pingando um pouco d'agua.
Tem que ficar brilhoso
e perfumar o ambiente.
Se não,
 fica com gosto das frutas cruas
como a manga e as bananas
Cuidado também com os temperos,
pois além da pimenta ,
páprica picante
o cominho que é um tempero forte
e  pode ficar muito apimentado
se bem que o charme
 E esse jogo entre
o doce das frutas
 e as especiarias fortes.

Vá dosando os temperos
 de acordo com seu gosto.
Eu acompanho
sempre a receita fielmente
e se no final achar que falta pimenta,
acrescento em pequenas quantidades
Essa receita é de Maria Thereza Weiss
e esse chutney está
 na minha folha amarelada
que tanto me ajudou
 a dar uma virada na vida.
(Guloseimas da Lalá)

DESEJO A TODOS QUE ME
ACOMPANHAM UM

FELIZ NATAL E
PRÓSPERO ANO NOVO
LALÁ






Nenhum comentário:

Postar um comentário