Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DOCE DE GOIABA,GELÉIA DE GOIABA E GOIABADINHA CASCÃO MOLE

1 kg de goiaba
1 kg de açúcar
1 colher de chá de vanilla
1 cálice de cachaça

Modo de fazer

Descascar as goiabas tirando as cascas com cuidado,não muito grossas se não se desmancham na calda
 mas deixando uma polpa na casca,
pois essas mesmas cascas serão fervidas para geléia
Cortar a goiaba ao meio
e tirar as sementes com uma colher de café,
mas com cuidado para não quebrar as metades das goiabas.
se não se desmancham no cozimento 
Lave para retirar as sementes que ainda não se soltaram da fruta.
Amasse as sementescom a ajuda de um copo.
Separar o creme que sai das sementesPesar as goiabas já divididas
e sem semente
 Acrescentar o creme que sai das sementes
 e contar como massa.
O peso que der,
 colocar a mesma quantidade de açúcar.

Modo de fazer

Colocar em uma panela
1 kg de açúcar
 ou a quantidade proporcional ao peso
Ex: 2 kg de massa igual a 2 kg de açúcar
Colocar 2 porções de água
e deixar ferver até virar uma calda,mas fina.
Colocar as goiabas com cuidado na calda
e com fogo brando deixar corar e cozinhar
Ficam bem vermelhas.
Não mexa para não desmanchar
Prove para ver se estão cozidas
 e retire com cuidado da panela.
Costumo tirar com uma escumadeira
e depois coloco a calda cobrindo o doce.
Está pronto um doce de goiaba delicioso (Guloseimas da Lalá)





GELÉIA DE GOIABA
Junte as cascas ,
coloque em uma panela e cubra com água.
Uma quantidade de água
 que depois de fervida não tire o sabor de goiaba.
Dê umas 2 fervuras e deixe tampada por um tempo.
Coe, ficando com a calda.Meça a calda.
Meço usando um copo americano
ou uma xícara de café
contando o número de copos cheios
e coloque a metade do açúcar
Ex:2 copos de calda um copo de açúcar.
Coloque em uma panela a calda e o açúcar
Deixe ferver até fazer uma espuma bem grossa.
Coloque ½ cálice de cachaça dê o ponto
(Guloseimas da Lalá)









GOIABADINHA CASCÃO MOLE
As cascas que você separou
 depois de usá-las na confecção da geléia,
bata no liquidificador com 2 goiabas
e mais a calda que sobrou do doce.
Vire em uma panela
 e ferva em fogo brando até engrossar
e ver o fundo da panela e soltar dos lados.
Faça como os chutneys,
apague o fogo,deixe esfriar para ver o ponto.
Se ainda estiver muito mole
Retorne ao fogo.
Fica uma goiabadinha mole gostosa.
Como se pode ver,
a goiaba é aproveitada até o “osso”.
(Guloseimas da Lalá)




LEMBRETE

As goiabas devem estar bem maduras.
As cascas serão aproveitadas para fazer geléia
Se usar apenas a fruta vira doce.
Juntamente com as cascas ,
coloque um pouco do creme das sementes
para colorir quando da fervura.
pois fica transparente
Não deixe de colocar 2 goiabas
 já limpas e sem sementes
quando bater novamente as cascas
no liquidificadorpara fazer a goiabadinha 
Acrescente o restante da calda do doce.
A calda já adoça,não precisa de açucar
 mas em todo caso,prove
para ver se está a seu gosto.
Mina tia,lá,na fazenda
 fazia a geléia só do creme das sementes,
mas como uso o creme para o doce,
faço a géleia da casca e um pouco desse creme.
Faz sucesso!!!(Guloseimas da Lalá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário