Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



domingo, 6 de maio de 2012

GARI CONSERVA DE GENGIBRE


Gari
(gengibre em conserva)







1 kg de gengibre fresco
 e sem cascas
1 xícara de vinagre
 de arroz(ou maça)
3 colheres rasas de sal
½ xícara de açúcar

Modo de fazer:
Corte o gengibre
em fatias
bem finas,
Coloque 
em uma panela
com água e cozinhe 
até levantar fervura
Escorra a água
e deixe esfriar
Em outra panela
Coloque o vinagre,
Sal e açúcar
leve ao fogo até ferver.
Desligue e deixe esfriar
Em um recipiente limpo
Coloque o gengibre
Cubra com
O vinagre fervido.
Tampe e deixe
Curtir por 3 dias
Em temperatura
ambiente.

LEMBRETES

Gari é uma conserva
japonesa,acompanha
sushi e sashimi
Está em voga.
Ganhei essa receita
há uns 15 anos 
quando fazia bazares
na casa da Yolanda,
minha freguesa
de queijos e doces.
Sempre gostei
de gengibre.


Fazia como
Meu pé de gengibre que dei de presente
se faz 
a casquinha
da laranja
e fica ótimo.
Santo remédio
para a garganta.
É a alma dos chutneys.

Tinha uma muda
e que dei para 
minha amiga Carol
para ser colocado
no seu fantástico
jardim,
pois se espalha...
Estava lindo!!
Na minha conserva 
o gengibre não saiu
cortado em lãminas
pois não tenho material
Aqui no Rio existe um
cortador de cerâmica com 
uma lâmina especial
na "Multicoisas".
Ainda vou comprar
custa R$100,00.
Vale a pena!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário