Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



segunda-feira, 26 de julho de 2010

BISCOITOS CAXAMBÚ

1kg de farinha de trigo
½ kg de açucar
1 colheres de sopa de banha
3 colheres de sopa de manteiga
1 copo de leite
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de sobremesa de bicarbonato
1colher de sopa de pó Royal
3 ovos

Modo de fazer:
Peneirar a farinha de trigo com bicarbonato.
Fazer um furo no meio e quebrar os ovos e acrescentar a manteiga e a banha.
Ir amassando e derramando o leite com sal aos poucos,
até ficar uma massa com consistência para fazer as argolas.
Os ingredientes estão nas porções perfeitas
pois quando acaba o leite, a massa está pronta.
Lave as mãos e seque-as bem e passe um tiquinho de farinha .
Pegue um pouco de massa e esfregue uma mão na outra
 fazendo um enroladinho e depois unindo as 2 pontas  
Untar os tabuleiros e colocar em fogo moderado para não ficarem duros.Não deixe escurecer muito.(Guloseimas a Lalá)









LEMBRETE:

Como é um biscoito artesanal as alcinhas vão ficar com tamanhos diferentes.e alguns irão ficar mais duros que os outros,faz parte da receita.
Os biscoitos Caxambu foram companheiros de minha infância e de uma infinidade de primos durante várias gerações.
A mesa da sala de jantar na Fazenda era arrumada para o lanche às 15hs e minha tia colocava na mesa  latas grandes. A criançada se juntava para tomar café com leite com biscoitos e brigávamos pelos mais duros e outros pelos mais moles e gostávamos de molhar no café 
Depois dessa algazarra toda....banho de rio.
Que tempo bom!!!!
Na década de 60 acabou o horário do lanche e com isso os biscoitos Caxambú desapareceram.
Experimentem é gostosissimo e molhado no café é melhor ainda.

A Fazenda Ribeirão Frio pertence atualmente a Antonio Augusto Mendes ,o querido Guto


Nenhum comentário:

Postar um comentário