Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



terça-feira, 27 de julho de 2010

CAÇAROLA ITALIANA

4 xícaras de chá de açúcar

5 gemas
5 colheres de sopa de farinha e trigo
1 prato de sobremesa de queijo ralado (queijo de Minas curado)
2 copos de leite
Claras batidas em neve

Modo de fazer:
Primeiro,bater bem as claras em neve.
Bater bem o açúcar com as gemas .
Acrescentar as claras batidas aos poucos (separar um pouco das claras.)
Misture bem até ficar bem cremoso e branco
Acrescentar o queijo e a farinha e mexer.
Colocar o restante das claras e por último o leite e mexer 
Colocar na forma e assar em banho Maria.
Fazer uma calda,colocar no fundo da forma e acrescentar os ingredientes.
O pudim estará  pronto quando soltar as beiradas e o centro.
Use também um palito e fure o pudim se sair limpinho está perfeito. 

CALDA:(para colocar no fundo da forma e no pudim)
Queimar o açúcar sem água em fogo baixo.
Vá mexendo e apertando para dissolvê-lo,
quando não tiver mais nenhuma pedrinha acrescente água aos poucos se não o açucar empedra.
Mexa,deixando subir fervura.Não deixar engrossar demais,tire o ponto não pode ficar muito rala.

EM BANHO MARIA: não colocar a forma direto no forno.
Usar uma forma ou um pequeno tabuleiro com água e
colocar a forma dentro e aí sim,levar ao forno.
O pudim está no ponto quando solta das beiradas e do centro
.Use também um palito e fure




LEMBRETE

As claras tem que estar bem batidas como dizemos, ficar em neve.
Bater na batedeira o açúcar com as gemas,até ficar branco.
Coloque as gemas uma a uma para não embolar
 para que o pudim fique lisinho na hora de comer.
Quando virado no prato, a parte escura fica embaixo é onde se concentra o queijo.
Quando você corta a fatia, fica um pudim cremoso com a parte debaixo crocante
 e com um gostinho de queijo. Divino!!!!!
Esse pudim de queijo é magnífico e essa receita conheço há pelo menos 40 anos.
Chegou através de tia Chiquita, amiga querida que se tornou parente por afinidade.
Vale à pena experimentar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário