Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

BAVAROISE DE MORANGO

Faltou os merengues
1/2 kg de morangos
4 ovos
350gr de açucar
1/2 litro de leite
1/4 de litro
 de creme de leite
10 folhas de gelatina 
1 cálice de rum


 MODO DE FAZER

Lave bem os morangos .
Reserve uns 10 ou 12.
Leve os restantes ao fogo
com 150gr de açucar
cozinhe
 durante 15 minutos.
Passe numa peneira
e deixe esfriar.
Coloque a gelatina
de molho na água fria
Bata as gemas
com o açucar restante.
Quando obtiver
uma gemada clara e leve,
junte aos poucos
o leite fervente
Mexendo sem parar.
Acrescente a gelatina
leve ao  fogo brando
Bata com força,
para que a gelatina
se dissolva
completamente.
Depois,
mexendo devagar,
até que o creme comece
a formar um ligeiro véu
sobre a colher de pau
Tire do fogo
antes que ferva,
Passe na peneira fina
Deiixe esfriar
Depois,junte
o creme de leite
previamente batido.
Mexa delicadamente.
Umedeça com o rum,
uma forma furada
no centro
despeje a mistura.
Deixe na geladeira
por 3 horas.
Desenforme e enfeite
com os morangos
reservados.
Complete a decoração
com alguns merengues.

LEMBRETE

A Bavaroise de morango
é diferente
em pequenos detalhes
O uso dos morangos
E a bebida, aqui é o rum
De baunilha
com licor de baunilha
Faz a diferença.
Ambas são deliciosas.
Tem também
a de chocolate
com licor de cacau.
Se quiser,
pode fazer
 uma bavaroise
de três cores,
fazendo
da metade
de cada receita
Despeje uma camada
na forma
e leve ao refrigerador
Quando estiver sólida
Junte a segunda.
Deixe gelar
Coloque
 a terceira.a metade
Decore
como as outras
Acho complicado
para os dias de hoje
As bavaroises
são leves e suaves.
Achei a bavaroise
nas pesquisas
que fiz.
Peguei
no "Bom Apetite"
da Editora Abril
que minha mãe
colecionava.
Pena
estar faltando
várias revistas.
Uso
Rum da Jamaica
comprado nas
"Casas Pedro'
Se usar um
rum cubano
vai ficar
uma perdição....







Nenhum comentário:

Postar um comentário