Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SAUCE HOLLANDAISE MOLHO HOLANDÊS

2 gemas
2 colheres de sopa de água
Suco de 1/2 limão
150 gr de manteiga

MODO DE FAZER:

Derreter 150 grs
de manteiga
em uma panela
em banho Maria
Assim que
derreter retirar do fogo
Colocar em banho Maria
,2 gemas
2 colheres
de sopa de água.
Bater  e mexer
com um fouet
e ir cozinhando
até ficar consistente
Retirar do fogo
e acrescentara
 manteigaderretida
 aos poucos
e continuar batendo.
Juntar
 o suco de ½ limão
bem devagar
e bem no centro
e continuar batendo
vai clarear um pouco.
Não exagere
se não desanda .
Continue batendo
com o fouet
e acrescente
sal
e pimenta a gosto
Se o molho ficar
muito oleoso
acrescentar
um pouco de água.
Está pronto
seu molho holandês
para ser saboreado
especialmente
com peixes.
Não é
para aquecer depois
é como uma maionese.


LEMBRETE:

Essa receita foi tirada
de um livro muito antigo
E não tem A"astucias",
como dizem os franceses
na sua maneira de fazer.
Usa-se
a manteiga derretida
normalmente
Pode se
usar a manteiga
cortada em pedaços finos
E ir jogando
nas gemas
pode-se-
clarificar a manteiga
Tirando a parte
 gordurosa
que fica por cima
E depois
coar em um pano.
Não fiz assim
mas como antigamente.
Como ensina a
Encyclopédie de la Femme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário