Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



terça-feira, 5 de novembro de 2013

ZABAIONE

ZABAIONE CRU

1 ovo
1 colher de sopa de açucar

Separe a gema da clara,
com cuidado para não
deixar nenhuma partícula
de clara.
Coloque a gema numa xícara
,junte o açucar e bata
energicamente até que
a gema fique bem
 esbranquiçada
e o açucar
completamente dissolvido
Querendo,pode
juntar à gema
a clara batida em neve.
Se gostar,
pode acrescentar
também
suco de limão
 ou laranja,café,
marsala sêco,
vinho branco
ou qualquer licor
 não muito forte.
Bata até que o líquido
acrescentado
esteja misturado.

ZABAIONE COZIDO
(2 PESSOAS)

2 gemas
2 colheres de sopa de açucar
4 colheres de sopa de marsala
ou vinho do Porto

Zabaione cozido pode ser feito
em uma panelinha de
aço inoxidável 
.
Coloque as gemas na panela
junte o açucar e bata com
batedor ou fouet até que as gemas
estejam esbranquiçadas e crescidas.
Junte o Marsala e misture bem.
Leve o zabaione ao fogo
em banho-maria
colocando o recipiente
em que foi preparado
 dentro de outra panela
 com 3/4 de água quente.
Deixe a panela com água
em fogo brando,
e mexa continuamente.
As cozinheiras
 mais hábeis podem
cozinhá-lo diretamente  
no fogo muito suave.
Nunca aumente a chama
mesmo tendo que
esperar alguns minutos
para que o zabaione
comece a ferver.
Êle deve aumentar muito
de volume
e ficar liso e homogêneo.
Assim que se formarem

Adicionar legenda
as primeiras bolhas na
superfície ,sinal de que
vai começar a ebulição,
tireo imediatamente
do fogo:
O zabaione não deve
ferver nem um minuto.
depois de pronto,
coloque-o  numa vasilha
Pode ser servido quente
ou frio,com biscoitos
ou massa folheada
resiste alguns dias
na geladeira,
em recepiente de
porcelana,cristal
de cobre ou alumínio.
O marsala pode ser
substituído por vinho
branco seco ou
qualquer outro licor
Nesse caso a dose
deve ser reduzida
a 1 a 2 colheres.
Diogo Mainardi

cita um doce
“Bigné allo spumone di zabaione”
De uma confeitaria
Em Veneza
Em seu delicado livro
"A Queda".Essa receita foi tirada do 'Bom Apetite" da Editora Abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário