Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



quinta-feira, 8 de setembro de 2011

MOLHOS

Segundo os franceses
 para se fazer molhos,
a base é:manteiga,
farinha de trigo
,leite ou água.
Colocar na panela :
35 grs de manteiga
 para derreter
35grs de farinha de trigo,
para se obter uma pasta
 que vai colorir
conforme o tempo deixado
e será base dos molhos
brancos, castanhos e escuros
que eles chamam de
 Roux blond,
roux brun e
les fonds .
 São os molhos
que levam carne como:
vitela,carne de porco,etc
Les fonds usados
como base para outros pratos
por grandes cozinheiros.


Molhos brancos :

Béchamelle,
Molho de Alcaparras,
Molho Aurora
Molho Branco de Champignons

Molhos mais escuros :

Molho de Tomate
,Molho Madeira,
MolhoPerigueux,
Molho Piquante
Molho Lyonaise
e Molho Robert.

Molhos escuros :

Molho de Manteiga Fondu
 Molho de Manteiga Nori

Molhos à base de ovos:

Molho Bernaise,
Molho Holandês
Molho Mousseline.

Molhos Frios:

Molho Grabiche
Molho Vinagrette
Molho Mayonaise
Molho Remoulade.

Postar , uma coleção de molhos
sem uso imediato
seria sem sentido.,
Gosto
de dar o passo a passo.
Assim ,
vou postar pouco a pouco .
e de acordo
com as necessidades
da minha casa.
Vou entremear com receitas.
Uma coisa eu garanto,
todos dão um charme
especial aos quitutes.
e varios, são nossos conhecidos
  
Esses molhos foram tirados
da Encyclopedie de la Femme
de Fernand Nathan
que minha mãe ganhou do pai
no ano de 1951.
Além da parte de cozinha ,
tem outros ensinamentos.
O be a bá da casa.
Hoje em dia,
você sorri
quando faz a leitura.
Em compensação
tem dicas fantásticas
e consegue reunir
de maneira  precisa
diversos assuntos

Interessantíssimo!
pena que esteja
se desmanchando.



O video vem depois

Nenhum comentário:

Postar um comentário