Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



terça-feira, 13 de abril de 2010

CHUTNEY DE MANGA (MANGO CHUTNEY)

2 kgs de manga espada 250 grs de açúcar cristal
250 grs de açúcar mascavo
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de sopa de molho inglês
1 xícara de gengibre ralado
4 xícaras de vinagre branco
1 pedaço de canela em pau
5 dentes de alho
2 cebolas batidinhas
1 colher de sopa rasa de pimentão vermelho
150 grs de tâmaras picadinhas
150 de uvas passas sem semente
1 colher de chá de pimenta caiena moída
MANEIRA DE FAZER:
Corte a polpa das mangas em pedacinhos,
 coloque em uma tigela polvilhada
 com uma colher de sopa de sal
e regue com 2 litros de água.
Tampe e deixe repousar na geladeira
 até o dia seguinte.
Coloque em uma panela o vinagre,
 o açúcar cristal e o açúcar mascavo
 e mexa até dissolver em fogo brando.
Assim que ferver,junte a manga com a água
 e deixe ferver novamente.
Feito isso,adicionar os ingredientes restantes,
 mexer ocasionalmente
 até que o chutney fique bem espesso e brilhante.
Remova a canela e coloque em vidros quentes
 e feche muitíssimo bem.
Deixe descansar.

LEMBRETE:

Para dar o ponto:
Quando começar a soltar da panela
 desligue o fogo e espere esfriar.
Se ainda estive mole ligue
 o fogo novamente
 mexa mais um pouco
 para apertar o ponto se ainda estiver em dúvida
 desligue o fogo de novo espere esfriar
e vai fazendo assim
até chegar no ponto desejado.
É um macete para todos os chutneys.
 Guloseimas da Lalá

2 comentários: