Meu nome é Laura da Costa Gomes, apelido Lalá e acho que, mais Lalá do que Laura.Fiz esse blog para passar adiante minhas receitas queridas e que faço há mais de 20 anos.
Gostaria de deixar bem claro,que são receitas dadas por amigos,parentes,receitas de minha mãe, Maria Thereza Weiss e algumas que criei. Atualmente faço minhas guloseimas em reuniões em minha casa e às vezes pequenas encomendas.
Confesso que no trivial sou um desastre,gosto das receitas mais sofisticadas que levem especiarias e fã do vinagre PEIXE com o qual faço meus balsâmicos.



Meus agradecimentos a Anna Carolina Ciavarella que me ensinou a mexer com informática , e deu-me 2 aulas sensacionais que auxiliaram muito na composição do meu material.



Acho que aprendi direitinho, pois a apresentação está bem simpática.



quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MINHA PRIMEIRA GOIABADA


Postei 2 receitas no blog mas,a receita do doce de goiaba me deu uma nostalgia....., pois lembrei –me da Fazenda Ribeirão Frio e dos meus bons tempos lá .
Para complicar mais ainda, ganhei umas fotos da primeira goiabada que fizemos.
Aí bateu a saudade!!
A PRIMEIRA GOIABADA foi desastrosa e fizemos no fogão de lenha e varamos a noite pois levou muito tempo para chegar no ponto.


Primeira goiabada no fogão de lenha
 
Não podia parar de mexer pois espirrava demais, por isso a gente subia num banco para ficar no alto.
Foi pura teimosia pois todo mundo nos avisou que não ia dar certo.
Tive aulas do meu primo João Gualberto e aprendi macetes para tirar o ponto como pegar uma faca tirar um pouco da goiabada do tacho ,soprar para esfriar e bater no pulso.
Se sujasse o pulso não estava boa e se o pulso ficasse limpo estava no ponto ,mas tinha que dar 3 batidinhas no tacho antes de tirar do fogo.


Mariola e Quiqui,minha sócia e sua mãe que trabalhou  durante 40 anos para nós e morreu lá.

Começamos a fazer em tacho grande  de 15 em 15 quilos e guardada em caixas divididas em tabletes de 1/2 kg

 As outras fotos são nossos primeiros ajudantes , os meninos pequenos eram filhos de meu primos que iam lá brincar e sempre me ajudavam um pouquinho,eram umas graças ,os maiores trabalhavam em troca de doce por opção deles.
Olho para bacia e ela me incomoda e no entanto todo mundo comprava nas vendas das redondezas .
Depois nosso negócio tornou-se uma coisa séria e começamos a contratar pessoas com certa antecedência para a época das goiabas,continuamos com as bacias e mais material novo de plástico ,bem colorido.
Velhos tempos!!!!!
Queria partilhar minha saudade!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário